Ensino de Geografia Física e sua Aprendizagem a partir do Campo Lógico

Publicação atualizada por Francisco Fernandes

Em um cenário educacional em constante transformação, refletir sobre os caminhos do ensino e da aprendizagem torna-se essencial. A Geografia Física, por lidar com os elementos naturais do espaço terrestre — como relevo, clima, vegetação, hidrografia e solos —, exige do educador não apenas conhecimento técnico, mas também metodologias que favoreçam a compreensão e o raciocínio dos estudantes de forma lógica e estruturada.

É nesse contexto que surge a proposta de uma Aula Debate denominada de “Ensino de Geografia Física e sua Aprendizagem a partir do Campo Lógico”, que convida professores, pesquisadores e estudantes da área a pensar o ensino da Geografia Física por meio de uma abordagem que valoriza o campo lógico da aprendizagem. Ou seja, busca-se compreender como os conteúdos físicos podem ser organizados e apresentados de maneira coerente, progressiva e inteligível, respeitando as etapas do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

O evento propõe uma discussão crítica sobre práticas pedagógicas tradicionais, ao mesmo tempo em que aponta caminhos para a construção de uma didática mais significativa, capaz de aproximar teoria e prática, linguagem científica e realidade cotidiana. A partir da lógica geográfica, o educador é desafiado a conduzir o aluno na construção de conhecimentos sólidos, capazes de interpretar os fenômenos naturais não de forma isolada, mas em suas relações sistêmicas.

Este encontro promete instigar reflexões profundas sobre o papel do professor de Geografia e suas escolhas didáticas, promovendo um ensino que ultrapasse a memorização e estimule o pensamento geográfico em sua essência.

Palestras:

  • Ensino de Geografia Física no Nível Superior (Profa. Dra Viviane Corrêa Santos)
  • Dificuldades no Ensino-Aprendizagem da Geografia Física na Educação Básica (Profa. Mestra Rafaela do Nascimento de Souza)
  • A Lógica na Vida Real (Pedagogo Geraldo Souza)

Data e Horário: 11/04/2025 – 14 às 18 h
Modalidade: Híbrida: Sala de recitais (UEPA/CCSE) e meet (meet.google.com/yfh-nfsr-whg)
Inscrições: AQUI
Emissão de certificado de 4 horas
Público alvo: Alunos e Professores de Geografia, Pedagogia e áreas afins.

ORGANIZADORES :
Coordenação do curso de Licenciatura Plena em Geografia – UEPA
Projeto de extensão CCSE Sustentável
Grupo de Geoprocessamento, Cartografia e Agrária na Amazônia – GEOCARTA/UEPA
Grupo de Pesquisa Planejamento, Gestão Ambiental e Ensino de Geografia na Amazônia – PLANGEA/UFPA
Grupo de Pesquisa sobre Ensino, Ambiente e Espaço Urbano – EGATE

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteudo Relacionado

Copyright © 2025 - Grupo de Pesquisa Planejamento, Gestão Ambiental e Ensino de Geografia na Amazônia (PLANGEA)