Ensino de geografia, educação ambiental e formação docente (EGEAFD)

INTRODUÇÃO
Tem como foco a investigação dos processos de ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia, tanto na educação básica quanto na formação docente em universidades. Busca compreender as dificuldades enfrentadas no ensino da Geografia, desenvolver instrumentos paradidáticos, adaptar abordagens clássicas às novas realidades e valorizar o regionalismo nas práticas pedagógicas, especialmente nas cidades da Amazônia.
QUAIS SÃO OS OBJETOS DE PESQUISA?
Os objetos de pesquisa dessa linha abrangem a totalidade dos fenômenos e contextos intra-sala e extra-sala de aula no ensino de Geografia, embora se privilegie o a investigação dos mecanismos de ensino-aprendizagem no conjunto de conteúdos ligados a disciplina de geografia, o impacto das tecnologias digitais no aprendizado, as dificuldades na formação inicial e continuada dos professores, qualidade de vida dos docentes, estresse e desgaste emocional na carreira acadêmica, além da valorização de saberes regionais, com especial atenção às práticas pedagógicas na Amazônia.
QUAIS JUSTIFICATIVAS PARA EXISTÊNCIA DESSA LINHA DE PESQUISA?
A motivação dessa linha de pesquisa está na sua relevância no cenário acadêmico nacional e internacional, especialmente diante da lacuna que persiste entre a Geografia acadêmica, o ensino da disciplina nos anos iniciais da educação básica e a vivência cotidiana dos alunos. Essa distância não apresenta sinais de redução, tornando essencial a busca por estratégias que tornem o ensino de Geografia mais acessível e conectado à realidade dos estudantes. No Brasil, a formação docente tem sido objeto de intensos debates, com ênfase na necessidade de qualificação dos professores, aprimoramento dos recursos didáticos e maior integração entre ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, a Geografia pode ser utilizada como um instrumento essencial para conectar o aprendizado formal às vivências cotidianas dos alunos.
O QUE SE ESPERAR DESSA LINHA DE PESQUISA?
Essa linha buscará centralizar o desenvolvimento de pesquisas é formação de um perfil de pesquisador e profissional capaz de aprimorar os mecanismos de ensino em Geografia, tanto na educação básica quanto no ensino superior.
Os integrantes dessa linha desenvolverão habilidades em:
  • Domínio de conteúdo em sala de aula,
  • Planejamento educacional,
  • Produção de recursos didáticos.
A abordagem metodológica predominante será interdisciplinar, combinando pesquisa qualitativa e quantitativa, enquanto a centralização teórica se apoia na fenomenologia da Geografia socioafetiva.
QUAL É O PERFIL DE INTEGRANTE DESEJÁVEL?
O perfil ideal do integrante inclui educadores comprometidos com a melhoria do ensino de Geografia, pesquisadores que busquem compreender os desafios da formação docente e profissionais interessados no desenvolvimento de estratégias pedagógicas adaptadas às novas realidades educacionais.
Essa linha de pesquisa é voltada para professores de Geografia, pesquisadores em educação, licenciandos e profissionais interessados na inovação didática e práticas de ensino.

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