O artigo, publicado em 23 de abril de 2024 na Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), que possui Qualis CAPES A2, foi escrito por Antônio de Pádua de Mesquita dos Santos Brasil, professor adjunto do Programa de Pós-Graduação e do curso de licenciatura plena em Geografia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e Everson da Silva Oliveira, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição. O estudo aborda as grandes transformações na Amazônia e a necessidade de compreender como os processos sociais modificam as paisagens e os modos de vida. Diante desse cenário, o artigo destaca a criação da disciplina Estudos Amazônicos, voltada para o contexto escolar, com o objetivo de debater grandes projetos e eventos históricos que impactam a região.
A pesquisa propõe um resgate histórico sobre a disciplina, analisando sua trajetória e sua relação com a área das ciências humanas. A investigação busca compreender como essa disciplina foi estruturada, quais foram os principais debates promovidos ao longo do tempo e como ela contribuiu para a formação de um conhecimento regionalizado e crítico na educação básica. Para isso, os autores realizam um levantamento bibliográfico e documental, além de entrevistas com professores que atuam na área, a fim de compreender suas percepções sobre o impacto e a relevância da disciplina.
Os resultados indicam que as temáticas mais abordadas dentro da disciplina Estudos Amazônicos incluem questões ambientais, culturais, históricas e aspectos físicos da região. A interdisciplinaridade se mostra um ponto central no ensino desse componente curricular, possibilitando conexões entre diferentes áreas do conhecimento para uma compreensão mais ampla da Amazônia. A presença dessa disciplina no ensino básico se revela fundamental para promover o debate sobre os desafios regionais e as dinâmicas que moldam a vida na região, garantindo que os estudantes tenham contato com uma abordagem crítica e contextualizada da realidade amazônica.
Dessa forma, o artigo reforça a importância da Estudos Amazônicos enquanto saber escolar e social, destacando seu papel na formação de cidadãos mais conscientes sobre os desafios e potencialidades da região. Além disso, evidencia como essa disciplina contribui para a valorização da identidade amazônica e para a construção de um olhar mais atento às questões ambientais e socioculturais. A pesquisa, portanto, enfatiza a necessidade de fortalecer esse componente curricular dentro do ensino básico, garantindo uma abordagem cada vez mais integrada e aprofundada sobre a Amazônia e suas transformações.
COMO CITAR: BRASIL, A. de P. de M. dos S.; OLIVEIRA, E. da S. ESTUDOS AMAZÔNICOS: UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA A ABORDAGEM REGIONAL EM SALA DE AULA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 1, p. 257–271, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.939. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/939. Acesso em: 15 mar. 2025.