PROJETOS DE PESQUISAS

Normativas para Elaboração do Manuscrito e Submissão do projeto!

Orientações para Submissão

Enviar o manuscrito contendo a PROPOSTA DE PROJETO corretamente formatado, junto com o quadro de informações solicitadas, estando esse em anexo na primeira folha do projeto, o documento deve ser formato em word ou similar e posteriormente convertido para PDF e então encaminhado para o endereço propostas.projetos@plangea.com.br, mencionando no campo assunto do e-mail  “PROPOSTA_PROJETO_PESQUISA_externo_PLANGEA_2025” (caso a proposta não seja de um interno do PLANGEA ou da UEPA, remover a palavra “externo” caso seja vinculado).

Nome do proponente: 

Título do Projeto

Telefone:

E-mail:

Instituição, Empresa, Ong:

Currículo Lattes:(link)

Linha de Pesquisa a ser vinculada: (sigla)

Categoria de P. Pesquisa:

É vinculado a UEPA ou PLANGEA: (  ) Sim  /  (  )não

Normas para a Elaboração do Manuscrito do Projeto

Formatação do manuscrito de proposta de projeto de pesquisa

  1. Todos os documentos devem ser produzidos em editor de texto Microsoft Word e convertidos para PDF ANTES DE SUBMETER.Os projetos podem ser redigidos em português, inglês e espanhol. Obrigatoriamente os resumos devem ser apresentados em português.
  2. Número máximo de 5 páginas, EXCLUINDO bibliografia. Espaçamento simples, com margens esquerda, direita e superior de 2cm e margem inferior com 1,5cm. Fonte: Times New Roman. Tamanho: 10. O texto não deve conter notas de rodapé, notas finais ou cabeçalho.
  3. Os itens e subitens devem ser numerados (1.; 1.1.; 1.1.1.). O resumo não está incluído nos itens de numeração.
  4. O corpo do texto do manuscrito, exceto nas conclusões, não poderá, em hipótese alguma, ser apresentado na forma de itens, utilizando “marcadores”.

 

Título:

Deve ser conciso e informativo, evitando símbolos, abreviaturas e fórmulas. O título do projeto deve ter no máximo 20 palavras (na língua original do texto). Deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14 e em negrito.

Resumo: Deve conter entre 100 e 200 palavras. Precisa ser conciso, indicando sucintamente o tema geral e o problema da pesquisa; os objetivos e/ou hipóteses; os métodos e materiais utilizados; área de estudo (quando houver), principais resultados esperados. O resumo deve ser apresentado em parágrafo único, voz ativa, na terceira pessoa do singular. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc.

Palavras-Chaves:  Devem ser apresentadas até 5 palavras-chaves que não podem ser citadas no título do artigo. Separadas por ponto e vírgula e no mesmo parágrafo. Não utilizar preposições ou conjunções, tais como “de”, ‘ou”, “e”. Não utilizar termos compostos por mais de três palavras. Utilizar abreviações somente se forem de amplo conhecimento.

Introdução: A Introdução deve ser clara e concisa, mas suficiente para evidenciar a relevância do problema abordado. Nesse campo também devem ser inseridos os problemas, justificativas e hipóteses, na forma de texto corrido, sem destaques ou menções diretas. As citações bibliográficas devem ser específicas e atualizadas. A introdução deve ser finalizada com a indicação do(s) objetivo(s).

Materiais e Métodos: Tendo em vista que o foco da colaboração com o Grupo de Pesquisa se dá pela possibilidade de o Grupo de Pesquisa conseguir efetuar a realização de metodologias complexas é necessário que forneça detalhes suficientes para permitir que a viabilidade do projeto seja aferida de maneira adequada pelos avaliadores. Métodos já publicados devem ser indicados por referências bibliográficas. Justificar os métodos utilizados. As informações devem ser ordenadas segundo uma hierarquia lógica, que possibilite uma fácil compreensão. Pode ser dividido em subitens para facilitar a apresentação dos procedimentos adotados. Indicar o software utilizado na análise estatística apenas se for relevante.

Resultados Esperados:  Os resultados esperados devem ser claros e concisos, sendo suficientemente detalhados quanto aos produtos finais referentes a produções acadêmicos quanto outros recursos possíveis de serem derivados.

Cronograma de realização do projeto de pesquisa: deve ser estruturado de forma clara e objetiva, distribuindo as atividades ao longo do período planejado para garantir a execução eficiente do estudo. Ele deve considerar todas as etapas do projeto, desde a concepção até a divulgação dos resultados.

Elementos essenciais do cronograma

  1. Definição do período do projeto – Estabeleça a duração total da pesquisa (exemplo: 3, 6 ou 12 meses).
  2. Divisão em etapas – Organize as atividades em fases, garantindo uma sequência lógica de execução.
  3. Distribuição temporal – Relacione cada etapa a períodos específicos (por exemplo, meses ou trimestres).
  4. Método de visualização – Utilize tabelas, gráficos de Gantt ou diagramas para tornar o cronograma mais intuitivo.

 

Referencias

  1. Toda citação utilizada ao longo do texto deve ser incluída na lista de referências. Item que deverá ser justificado e organizado de acordo com NBR-6023 da ABNT (2023).
  2. Não é recomendado inserir comunicação pessoal na lista de referência. As referências devem ser sequenciadas prioritariamente em ordem alfabética e secundariamente em ordem decrescente da data da publicação. As referências devem ser apresentadas na língua original da publicação.
  3. Várias citações agrupadas entre parêntese devem ser sequenciadas em ordem cronológica e, quando o ano se repete, prevalece a ordem alfabética. Exemplos: (Silva e Rodrigues, 2005; Soares et al., 2008).
  4. A padronização será exigida, obrigatoriamente, para os manuscritos aceitos.
  1. Solicitamos que os autores evitem referências bibliográficas de trabalhos não publicados, teses, dissertações e resumos de eventos.
  2. Solicitamos que evitem citações diretas. Entretanto, neste caso as citações textuais de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 11 e sem aspas.
  3. As citações podem ser diretas como por exemplo, Silva (2016) ou destacadas entre parênteses (Silva, 2015). Segundo Silva (2016)…
  4. Manuscritos com dois autores devem ser citados como: Autor 1 e Autor 2 (Ano) ou (Autor 1 e Autor 2, Ano).
  5. As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento. Por exemplo: (Reeside, 1927a) (Reeside, 1927b)
  6. Para manuscritos com mais de dois autores, deve-se utilizar o último nome do primeiro autor, seguido pela expressão latina abreviada “et al.” e ano de publicação. Exemplo: Silva et al. (2015) ou (Silva et al., 2015).

 

 REFERENCIANDO O PROJETO

a) Artigos em periódicos científicos: Autor, A.A,, Autor, B,B. Título do artigo. Título do periódico.; volume: páginas inicial e final. Ano de publicação. DOI.

Hubbert, K.R.; Preisler, H.K.; Wohlgemuth, P.M.; Graham, R.G.; Narog, M.G.; Prescribed burning effects on soil physical properties and water repellency in a steep chaparral watershed, Southern California, USA. Geoderma. v.130, 284–298, 2006. DOI: 10.1016/j.geoderma.2005.02.001

b) Livro: Author, A.A., Author, B.B. Título da publicação. Número da edição (se for a primeira edição, não precisa informar). Local da publicação: Editora; ano de publicação.

Ab’Sáber, A. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. 7. ed. São Paulo: Ateliê Editorial; 2012.

c) Capitulo de Livro: Autor, A. Título da parte referenciada seguida de In: Editor AA, Editor BB (orgs). Título da publicação. Número da edição. Local de publicação: Editora; ano. Páginas inicial e final.

Romano, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Orgs.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.7-16

d) Fonte Digital: CPRM – SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Atlas Pluviométrico do Brasil, 2011. Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/publique/Hidrologia/Mapas-e-Publicacoes/Atlas-Pluviometrico-do-Brasil-1351.html>.

e) Anais de Congresso: BRAYNER, A.R.A.; MEDEIROS, C.B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9.; 1994, São Paulo. Anais… São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

f) Legislação/Constituição, Emenda Constitucional e Código: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988

 

FIGURAS: As ilustrações (gráficos, mapas e fotos) serão denominadas sempre como Figuras e deverão ser enviadas no corpo do texto em formato JPG ou TIFF com resolução mínima de 600 dpi. As Figuras devem ser inseridas e referidas no texto em negrito (ex: Figura 1), apresentando legenda em que eventuais símbolos e abreviaturas devem ser explicados. Caso utilize um mosaico de fotos e figuras indicar com letras ou números (ex. A, B, C). As figuras devem ter o tamanho ajustável a centralidade e margem do documento. O título deve aparecer abaixo da figura e deve conter as informações que possibilitem a sua leitura e compreensão sem recorrer ao texto. Recomenda-se não utilizar figuras com mais de quatro gráficos.

TABELAS:  As tabelas e gráficos devem ser anexados como texto editável e não como imagens. Elas devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos. Não inserir tabelas no formato de imagem. Evitar tabelas compostas por apenas uma linha de resultados ou uma coluna de variáveis. As tabelas devem ser ajustadas ao formato retrato. Nos manuscritos aceitos poderá ser solicitado ajustes e adequações nas tabelas. O título deve aparecer acima da tabela e devem conter as informações que possibilitem a sua leitura e compreensão sem recorrer ao texto. Informações complementares para compreensão da tabela (tais como as metodologias empregadas na determinação das propriedades apresentadas no corpo tabela) devem ser apresentadas como notas logo abaixo da tabela, devidamente numeradas com números sobrescritos e entre parênteses. As Tabelas devem ser referidas no texto em negrito (ex: Tabela 1), apresentar legenda em que eventuais símbolos e abreviaturas devem ser explicadas. As tabelas devem ter o tamanho máximo de 15cmx20cm.

FÓRMULAS E EQUAÇÕES: Devem ser inseridas como texto editável, não como imagens. Fórmulas e equações devem ser criadas por ferramentas de edição de equações disponíveis em softwares de edição de texto. As equações devem ser citadas como Equação 1 ou destacadas entre parênteses (Equação 1). Devem ser numeradas sequencialmente no canto direito como Eq. 1, Eq. 2, Eq.3, etc.

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